Publicidade. Existem muito boas publicidades, tal como existem outras completamente desprezáveis... Começando pelos “grandes milagres” dos detergentes da roupa e terminando na “fantástica” pronúncia brasileira do casal do Compal Goiaba, podemos encontrar de tudo no que toca a criatividade na publicidade, portuguesa ou internacional.
Mas o grande auge de idiotice publicitária é o do Brise Toque e Fresh. “Quero fazer cocó na casa de banho do Chico” é a frase sonante, e que nos faz ficar a olhar para o ecrã da televisão com cara de parvos, a pensar se realmente ouvimos bem o que foi acabado de dizer, ficando a pensar se devemos rir ou chorar da patetice de anúncio...
Bem, depois, se formos a analisar bem o seu conteúdo, podemos imaginar o Chico... Quem é o Chico, esse grande homem que tem a casa de banho mais bem cheirosa de Portugal? Pelos WC’s com perfume, votem no Chico, votem nos ambientadores anti-cocó!
[Voltando à realidade, depois do momento de estupidez...]
É que, se pensarmos bem, com que cara é que uma criança aparece na casa de outra a pedir para fazer cocó? Será que cheira assim tão mal que necessita desesperadamente de perfume, ou que mesmo com perfume continue a tresandar a estrume e por isso é melhor usar uma casa de banho que não a sua para não ter de levar com o cheiro nas próximas semanas? Ou talvez uma hipótese mais remota, a de que o Chico ou seja um sádico extremo que passe as noites a cheirar cocó, ou então é um grande cientista na área das necessidades humanas e que ande a estudar o excremento alheio.
Qualquer das hipóteses é plausível, como puderam observar, mas uma coisa é certa: algo cheira mal naquele anúncio.
Adaptando à política, podíamos muito bem substituir a criança por José Sócrates, já que ou muito me engano ou este senhor também gostaria de usar a casa de banho do Chico, para perfumar tudo o que cheira mal na sua vida. Não sei é se iria resultar, ou então tornaria a sua visão do mundo ainda mais... floreada.
. Via de Sentido Único - Passagem Obrigatória